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Linha Editorial: O que é e como criar a sua para as redes sociais

3 de novembro de 2020

Linha editorial é uma técnica muito usada no Marketing de Conteúdo, que serve para definir as temáticas que são abordadas nas suas redes sociais.

Mas, bem antes do Marketing de conteúdo, as linhas editorias vieram do jornalismo.

Quem se lembra que ao pegar uma revista para ler, já sabiam todos os assuntos que eram tratados nela?. Isso porque, os meios jornalísticos sempre tiveram as suas linhas editoriais definidas.

Com essa definição, os consumidores escolhiam as revistas que tinham as temáticas que mais o interessavam. Os anunciantes já sabiam onde anunciar, o que era certeiro para vendas.

Ou seja, diversos motivos fizeram com que a linha editorial fosse de extrema importância.

E quando trazemos isso para os nossos perfis nas redes sociais é a mesma coisa, precisamos criar conteúdos que gerem interesse na persona correta e até mesmo nas marcas.

Então, vamos aprender tudo sobre o que é a linha editorial e como criar a sua.

Linha editorial: O que e como criar a sua
(Foto: Unsplash)

O que é Linha editorial?

Para todo o criador de conteúdo é super importante ter a sua linha editorial definida.

Como falamos a cima, ela veio do meio jornalístico, que sempre a usou para definir as temáticas, linguagem e os valores que abordaria em seus conteúdos.

E trazendo isso para o digital, a linha editorial consiste na definição ampla das temáticas de conteúdos abordadas em sua rede social. Seja Instagram, Youtube, Twitter, ou blog.

Ou seja, você deve usar essa estratégia de conteúdo ao seu favor. Criando uma linha editorial que converse com o seu nicho, sua persona, e claro, suas especialidades.

Vamos exemplificar uma linha editorial para o perfil de beleza.

As temáticas serão:

Assim, a partir dessas temáticas definidas você cria o que falara em cada, quando será postada tal linha, e por aí vai.

Então, com essa prática você tem a sua linha editorial definida.

O que é uma linha editorial
(Foto: Unsplash)

A importância da linha editorial

Então, já explicamos o que é a linha editorial. Vamos entender o porque ela é importante para criar conteúdos.

Bom, para começar, a linha editorial oferece o norte necessário para criação de um conteúdo de valor. Porque com as temáticas definidas, fica muito mais fácil distribuir as informações relevantes de cada temática.

A linha editorial também é importante porque com ela você consegue se comunicar de forma mais clara para os seus seguidores.

Através dos conteúdos e linguagem já definidas, pois fica muito mais tranquilo seguir o mesmo padrão e passar informação de forma clara.

Outro fator, é que com a linha editorial você otimiza o seu tempo. Porque criar conteúdo com os temas já definidos facilita esse processo, ao invés de criar sem nem saber o que quer falar no seu perfil.

Além de que, a linha editorial permite que você defina os dias/semanas que cada conteúdo é postado, o que também contribui na hora de produzi-lo.

E por último, um dos principais motivos de ter uma linha editorial é porque você consegue atrair seguidores do seu nicho com muito mais facilidade.

Pois os seus conteúdos não fugiram do assunto e sempre será relevante para o seu nicho.

A importância da linha editorial
(Foto: Unsplash)

5 passos para criar a sua linha editorial

Vamos agora colocar a mão na massa e aprender os 5 passos para você criar a sua linha editorial para as suas redes sociais.

Vale lembrar que essas dicas e passos funcionam para qualquer rede social. Então, leia e faça qualquer adaptação necessario baseado na plataforma escolhida.

Confira.

1- Escolha e conheça o seu nicho

O primeiro passo para criar a sua linha editorial é saber e conhecer o seu nicho de mercado.

Não adianta criar uma linha editorial se você aborda assunto de nichos diferentes em suas redes sociais. Portanto o primeiro ponto é identificar o seu nicho, e consequentemente estudar mais sobre ele.

Vamos supor que o seu nicho seja de beleza, então faça uma analise de perfis desse mercado. Anote os tipos de conteúdo que eles produzem, o que eles abordam e como.

Após essa analise, você já terá um panorama de como será os seus conteúdos para o seu nicho também.

 2 – Identifique a sua persona

Após a definição do seu nicho, é necessário saber quem está te acompanhando, quem são/ serão esses seus seguidores. Ou seja, você precisa definir a sua persona.

Persona nada mais é que a representação fictícia do seu seguidor/cliente perfeito. Cria-se um personagem que represente esse seu seguidor, com nome, idade, profissão, hobbies, sonhos, dúvidas, renda, enfim.

E a partir dessa criação, você consegue saber com quem está se comunicando, para assim criar conteúdos que sejam interessantes para essa persona.

Defina a sua persona
(Foto: Unsplash)

3 – Defina os seus assuntos

Agora que você já está alinhada com o seu nicho e sua persona, está na hora de pensar no conteúdo de fato.

A linha editorial consiste em temáticas de conteúdo que serão abordadas em seu perfil, certo? Então, comece a escrever com quais temáticas você quer trabalhar.

Faça um “Brainstorm” e anote todos os assuntos que gostaria de ter em seu perfil. Vale escrever tudo o que vier na sua mente.

Depois separe de 5 a 8 assuntos principais que serão de fato a sua linha editorial.

Após esses assuntos principais, você precisa trazer pautas dentro de cada linha editorial, que são os subtemas que transforma em conteúdo.

Aqui vale também definir a sua linguagem para criação desses conteúdos.

4 – Cronograma de postagens

Com os assuntos definidos, você precisa determinar o seu cronograma de postagens.

Defina a periodicidade das temáticas. Por exemplo, você abordará uma por dia? Uma por semana? Uma a cada quinze dias?.

Essa definição você deve escolher baseada no seu tempo de produzir conteúdo, na sua periodicidade de posts, enfim.

Essa etapa é fundamental para garantir a frequência nas suas postagens, e consequentemente atrair mais seguidores com o seu conteúdo gerado. Além de sempre ter o que postar.

Uma dica extra é você criar um calendário editorial, onde você junta sua linha editorial com o seu cronograma de postagens. Nós temos um post aqui no Blog sobre isso, venha conferir.

Aprenda tudo sobre calendário editorial
(Foto: Unsplash)

5 – Hora de criar e analisar

Após você definir sua linha editorial, seu cronograma de postagens está na hora de criar os conteúdos.

Portanto siga todos os passos a cima e produza os seus conteúdos. Lembre do seu nicho, sua persona, seus temas e sua frequência.

Teste linguagem, formatos e poste.

Após um tempo, analise como tem sido o seu engajamento nessas postagens, como está a sua frequência.

Porque com essa analise de como está performando o seu conteúdo, você consegue entender o que precisa melhorar, adaptar ou mudar.

E é assim que criamos uma linha editorial para a nossa rede social. Gostou das dicas? Agora é hora de colocar a mão na massa e fazer a sua.

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